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5 dicas para readaptar o organismo ao fim do horário de verão

5 dicas para readaptar o organismo ao fim do horário de verão

O sono e a alimentação são os principais itens impactados pela mudança de horário

No último domingo (17) terminou o horário de verão e com ele iniciou um novo período de adaptação do corpo. Ao todo, as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal atrasaram os relógios em uma hora e reiniciaram novas rotinas de sono e de alimentação.

Segundo especialistas, o corpo leva, em média, uma semana para retornar ao ritmo normal de funcionamento. “Tanto o início quanto o fim do horário de verão tem o efeito de desequilibrar o ciclo circadiano, nosso ‘relógio interno’, que se regula justamente de acordo com a luz do Sol. Por isso, uma das formas de se melhor adaptar ao horário de verão, seja no início, seja no fim, é tentar receber a maior quantidade de luz solar, logo ao acordar”, explica Laiza Tabisz, endocrinologista da Plunes Centro Médico.

Confira cinco dicas que podem auxiliar a fazer a transição de horários de forma tranquila:

 

1.      Mantenha horários fixos de alimentação. Isso ajuda a diminuir as interferências no corpo, especialmente no sono.

2.      Evite cigarros, bebidas alcoólicas e café após às 19h.

3.      Mantenha um ritmo leve de exercícios quando realizados à noite.

4.      Privilegie o sono, o ideal é dormir entre seis e oito horas por noite.

5.    Evite atividades que demandam muito esforço e concentração próximo a hora de dormir. Prefira práticas relaxantes como a meditação.

 

Serviço:

Plunes Centro Médico

Av. Nossa Senhora Aparecida, 1138 - Seminário

Contato: (41) 3229 2797  - contato@plunes.com.br

http://www.plunes.com.br/

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