Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

1ª edição do Prêmio Top Inovação Uninter revela projetos em diversas regiões do Brasil

1ª edição do Prêmio Top Inovação Uninter revela projetos em diversas regiões do Brasil
Danieli Crevelaro
nov. 29 - 8 min de leitura
0 Curtidas
0 Comentários
0

O Prêmio Top Inovação desenvolvido pelo Centro Universitário Internacional Uninter em parceria com a Fundação Wilson Picler, que busca dar visibilidade e incentivar ações inovadoras que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico, revelou neste último sábado (27), os vencedores da sua primeira edição. O projeto “Veever” inscrito na categoria de Direitos Humanos foi o ganhador geral do prêmio.

 

O Veever é um aplicativo de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, desenvolvido pelo empreendedor social e criativo tecnologista João Pedro Novochadlo. “Mais que o reconhecimento pelo projeto, essa é uma premiação indicando que estamos no caminho certo. Eu escolhi a tecnologia para impactar a vida das pessoas, mas temos ao nosso alcance diversas outras possibilidades para transformar nossa sociedade. Estou muito feliz com o prêmio, e parabenizo todos os participantes que olham com empatia para o problema do próximo.  Apenas pelo fato de tentarmos resolvê-los já somos todos vencedores”, declarou Novochadlo em seu discurso.

 

O prêmio Top Inovação Uninter recebeu mais de 96 inscrições de diversas regiões do Brasil, divididas em 14 categorias, sendo que dez tiveram projetos classificados para a final, sendo elas: Mobilidade Urbana e Logística Urbana; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Agronegócio; Empreendedorismo e Recursos Humanos; Saúde e Bem-Estar; Direitos Humanos; Educação; Desporto; Engenharia, Tecnologias e Processos; Comércio Exterior e Relações Internacionais.

 

O júri contou com diretores, coordenadores e professores dos cursos de pós-graduação do Centro Universitário Internacional Uninter. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Profissão – canal no YouTube e pelos canais oficiais do Grupo Uninter.

 

“A Uninter como uma instituição inovadora, lançou o Prêmio Top Inovação com o objetivo de descobrir e reconhecer grandes projetos por todo o país e que, muitas vezes ficam no anonimato. Nas últimas três semanas, os finalistas tiveram a oportunidade de defender suas ações e apresentá-las para todo o Brasil. Hoje é um dia muito especial, pois mais que premiar os vencedores, cumprimos o nosso objetivo em dar visibilidade a ações que transformam a vida de pessoas e comunidades por todo o país.  O prêmio veio para ficar e em 2022 teremos a segunda edição”, revela o professor e idealizador do prêmio, Ricieri Garbelini.

 

Todos os ganhadores receberam troféu Top Inovação e serão beneficiados com cursos de extensão da Uninter.

 

Confira os vencedores de cada categoria:

Mobilidade Urbana e Logística Urbana

Projeto: Nossa Rua

Idealizador: Luís Fernando Melo Bizarro

 

Projeto desenvolvido em Pelotas/RS, identifica uma rua da cidade, preferencialmente na periferia, que precise de melhorias de asfalto, iluminação e segurança pública. Em seis meses as melhorias são realizadas e após o término um membro da comunidade será nomeado para manter a comunicação com as secretarias municipais envolvidas. Em seguida é escolhida outra rua para receber os mesmos investimentos.

 

Engenharia, Tecnologias e Processos

Projeto: Sistema de gestão eletrônica de EPIs

Idealizador: Renan Hernandes Belizário

 

Neste projeto, os EPIs são liberados de acordo com a função do colaborador e mediante uso de digital para validação. A empresa ganha em controle e redução de ações judiciais, e o colaborador em segurança. A indústria consegue maior controle do uso dos equipamentos e melhor planejamento para a compra. O cumprimento da legislação fica mais fácil, pois tudo fica registrado em um histórico e vinculado à matrícula do colaborador.

 

Agronegócio

Projeto: Fitoneem

Idealizador: Djeison Santos Moreira

 

O Neem é um fruto indiano conhecido há séculos e considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como árvore da vida, devido a seus inúmeros benefícios. É da extração e prensagem desse fruto que nasceu o FITONEEM, um produto fitossanitário aprovado para a agricultura orgânica no controle de pragas de maneira sustentável. Seu modo de ação, principalmente por ingestão, garante o controle eficiente da praga, através de inibição da alimentação e do crescimento de insetos. O óleo de Neem é certificado pela Ecocert (organização de certificação orgânica), podendo ser utilizado em cultivos orgânicos.

 

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Projeto: Solução sanitizante ambientalmente correta

Idealizador: Alisson Nunes Diogenes

 

O produto foi desenvolvido no contexto da pandemia do Coronavírus, pela necessidade de desinfecção de superfícies que não fossem agressivos ao meio ambiente e nem inflamáveis, porém, fosse bactericida e fungicida. O produto funciona com a conexão de uma torneira e a uma tomada. Em apenas 15 segundos, a água é transformada em um potente produto saneante antimicrobiano altamente eficaz, que deve ser aspergido sobre superfícies para higienização. A água passa por processos químicos e físicos que filtram, quebram sua molécula e geram hidroxila e ozônio.

 

Direitos Humanos

Projeto: Veever

Idealizador: João Pedro Novochadlo

 

Aplicativo de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, onde espaços públicos e privados, como shoppings, museus, prefeituras, universidades, parques, eventos, recebem a instalação de dispositivos bluetooth. Esses dispositivos emitem um sinal para o smarthphone do usuário, que passa a receber orientações por áudio de tudo que há ao seu entorno. O mapeamento dos ambientes é realizado por Inteligência Artificial e a gestão da informação é feita por computação em nuvem. Através de uma plataforma, o gestor da infraestrutura pode atualizar e cadastrar novas informações a serem transmitidas.

 

Empreendedorismo e Recursos Humanos

Projeto: Curitiba Vista a Pé

Idealizadora: Karina Waleski

 

O projeto une a prática da atividade física com o lazer e a cultura. A proposta é descobrir e redescobrir a cidade de Curitiba/PR, caminhando por suas ruas, parques, praças e arquitetura. São mais de 200 quilômetros de caminhada, divididos em 12 etapas que passam por todas as regiões da cidade. Os participantes recebem um kit com frutas, água e um mapa para acompanhar o trajeto. O grupo é acompanhado por um historiador que retrata as curiosidades e histórias dos pontos de passagem do roteiro. Ao final todos os participantes recebem uma medalha pela conclusão do percurso.

 

Desporto

Projeto: Esporte para todos

Idealizadora: Isaque Mendes de Lima

 

O projeto “Esporte para todos” foi criado com o intuito de oportunizar o acesso à prática esportiva e cultural, visando à formação humana e desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes que se encontram em áreas de vulnerabilidade social da cidade de Caruaru/PE

 

Comércio Exterior e Relações Internacionais

Projeto: Mexplus

Idealizadora: Yasmin Xavier Rocha

 

Idealizado para auxiliar na solução dos principais problemas relacionados à elevada burocracia e tributação no comércio exterior, e a falta de parceiros qualificados para importação e exportação brasileira. O usuário realiza um cadastro na plataforma onde ele pode ter acesso às taxas de tributações e alfandegarias de uma maneira mais rápida e livre de multas. Por meio de um QR Code, o aplicativo consegue gerar todas as informações e dados de uma mercadoria e o que falta para essa carga ser transportada.

 

Educação

Projeto: A inovação enquanto recurso pedagógico

Idealizadora: Jefferson Rodrigues Lírio

 

O projeto visa desenvolver uma educação de excelência pautada no desenvolvimento de novas tecnologias. Foi implementado em escolas públicas no município de União da Vitória/PR, com o objetivo de ampliar as condições de aprendizagem através da cultura maker, robótica educacional, gamificação e metodologias ativas.

 

Saúde e bem-estar

Projeto: Imunidade Plena

Idealizadora: Ivan Brito Feitosa

 

A ação ocorreu nos meses de julho a agosto de 2021 na cidade de Porto Velho/RO e contou com a participação de 50 pessoas, cujo principal objetivo era conduzir os participantes a uma vida mais saudável e feliz, através da aplicação do protocolo 8+. Um protocolo inteligente, eficaz, baseado em evidências científicas, que permite o direcionamento a um pleno estado de saúde, no contexto físico, mental, social e espiritual de maneira simples e prazerosa.


Denunciar publicação
0 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você